CBN - Comitiva de deputados vai a Brasília discutir pedágio no Paraná
10 de fevereiro, 2021
Uma comitiva de deputados estaduais irá a Brasília, discutir o novo modelo de concessão do pedágio no Paraná, com a União.
Responsável por 65% das rodovias do Anel de Integração, o Governo Federal é quem comanda a discussão em torno do modelo que vai vigorar pelos próximos 30 anos no Estado.
A sugestão pela formação do grupo de discussões foi do deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa.
Segundo Backri, o objetivo é construir uma proposta com o Ministério da Infraestrutura que atenda ao desejo da sociedade paranaense.
O novo modelo de pedágio ainda está sendo definido e duas audiências públicas, promovidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), estão marcadas para os dias 24 e 25 de fevereiro.
Os atuais contratos de pedágio vencem em 27 de novembro. A licitação está sendo comandada pelo Governo Federal, que, por meio do Ministério da Infraestrutura, desenvolveu um estudo preliminar sobre o novo modelo de concessão para os 3,3 mil quilômetros dos 6 lotes que formam o Anel de Integração.
A União propõe o modelo híbrido, com limite no desconto à tarifa base e desempate por outorga ou seja, o valor pago ao poder concedente para administrar o trecho.
O modelo defendido pelos parlamentares paranaenses, é o de menor tarifa.
Fonte: CBN Foto: Divulgação