CBN - Agepar suspende reajuste dos pedágios por 60 dias
27 de novembro, 2020
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) decidiu, nesta quinta-feira (26), suspender por 60 dias os reajustes das tarifas de pedágio de três concessionárias do estado.
Segundo a Agepar, a decisão faz parte de uma análise sobre cálculos na aplicação de degraus tarifários e índices de depreciação de investimentos e deve afetar o reajuste anual previsto em contrato para o mês de dezembro.
Conforme o Conselho Diretor, a suspensão foi definida em reunião virtual que contou com participação de representantes legais das três concessionárias.
Anualmente, o reajuste tarifário do pedágio das seis concessionárias do chamado Anel de Integração, acontece no primeiro dia de dezembro. No entanto, em 2020, o reajuste aconteceu em janeiro. Na ocasião, ele foi de pouco mais de 3% para cinco concessionárias: Econorte, Viapar, Ecovia, Ecocataratas e Caminhos do Paraná. Já a RodoNorte teve um reajuste médio de 2,92%.
Nesta quinta-feira, os reajustes suspensos foram das concessionárias Econorte, RodoNorte e Viapar.
Além disso, a Agepar determinou que o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) envie, até o dia 30 de novembro, as novas propostas tarifárias para a Ecocataratas e Ecovia.
O motivo é uma decisão do dia 10 de novembro, onde a Agepar determinou a redução dos pedágios administrados pelas duas concessionárias a valores mínimos, por conta de erros nos pedidos de reajuste de 2016 e 2017.
A CBN Curitiba entrou em contato com as concessionárias citadas pela Agepar, mas até o final desta reportagem, não obteve retorno.
Fonte: CBN Foto: Rodrigo Morosini/Agepar