Caos nas rodovias paranaenses
13 de março, 2023
Na manhã desta segunda-feira (13) a BR-376 segue interditada, em razão das fortes chuvas que atingiram a região da Serra de Guaratuba, no domingo (13). De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária que administra o trecho, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os dois sentidos foram bloqueados preventivamente, entre os pontos no km 648 da BR-376, em Guaratuba, e no km 01 da BR-101, na praça de pedágio em Garuva (SC).
Segundo a Arteris, já havia 10 kms de filas na BR-101 no início da manhã. O desvio sugerido para o acesso entre os dois estados é via BR-470 e BR116. O tempo de ligação entre Curitiba e Navegantes é de 8h, em média, com um percurso de mais de 500kms. A indicação é de que o motorista evite a região, se possível.
Também neste domingo, a Estrada da Graciosa (PR-410), que liga a região de Curitiba ao litoral do Paraná, voltou a ser totalmente bloqueada para motoristas após um novo deslizamento de terra ser registrado nos kms 8 e 12. O trecho já estava em recupera por desmoronamentos anteriores. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) afirmou que por conta das chuvas que seguem caindo na região ainda não há prazo para liberação do trecho e os trabalhos seguem prejudicados por lá.
Já a BR-277, que é o principal acesso ao litoral do estado continua com dois desvios operacionais na faixa sentido Paranaguá, um no km 42 e outro km 33. Segundo o DER, próximo das 8h, havia cerca de 5 km de filas no sentido litoral e o fluxo seguia sem interrupções no sentido Curitiba. A região passa por obras emergenciais desde novembro do ano passado. Nesta semana, um afundamento de pista foi o motivo para a criação do segundo desvio operacional. Também não há prazo para quando a BR-277 será totalmente liberada.
Fonte: CBN/Marinna Prota Foto: Divulgação