BC - Ideia legislativa propõe alteração na lei de comprimento dos caminhões no Brasil
12 de janeiro, 2018
Contando inclusive com uma página no Facebook, uma ideia legislativa foi proposta no site do Senado Federal, visando a alteração da lei de comprimento dos caminhões no Brasil. Atualmente, a lei da balança, como é conhecida, permite combinações de veículos de carga de até 11 eixos, no caso do super-rodotrem, e comprimento máximo de 30 metros, considerando o comprimento total do cavalo-mecânico e implemento.
Nos Estados Unidos a conta é diferente. A lei leva em consideração apenas o comprimento do implemento, deixando o cavalo-mecânico fora da medida. Por isso as cabines dos caminhões americanos são maiores, e a predominância é de caminhões bicudos, em todos os segmentos.
É essa alteração que a ideia legislativa pede, visando a possibilidade de uso de caminhões com cabines maiores e inclusive bicudos no Brasil. Essa é pelo menos a sexta Ideia Legislativa publicada no portal e-Cidadania do Senado Federal. A ideia que mais recebeu votos chegou a pouco mais de 3 mil e já foi encerrada por conta do prazo. São necessários 20 mil votos para que a ideia possa ser analisada como projeto de lei.
Além da legislação, o Brasil tem um mercado de caminhões totalmente diferente do mercado americano. Nossos caminhões, em sua grande maioria, são derivados de projetos europeus, e na Europa também há a predominância de caminhões frontais, com rígida legislação referente à comprimento e peso dos veículos.
Caso uma lei do tipo fosse aprovada, teria de haver interesse de empresários para compra dos caminhões bicudos, que teriam um custo bem maior, devido ao nível de conforto extra, tamanho da cabine maior e chassi mais longo.
As cabines top de linha no Brasil, mesmo que frontais, oferecem muito conforto, com camas de tamanho adequado, piso plano e diversos itens de comodidade para o motorista. Porém a venda desses modelos top de linha são baixas se comparada à venda de modelos mais simples, também devido ao custo. Será que esse investimento seria rentável para as montadoras e para os empresários?
Caso tenha interesse em conhecer a ideia legislativa e dar sua opinião, clique aqui. Até o momento a ideia legislativa recebeu 268 votos, cerca de 1% do total necessário.
Fonte: Blog do Caminhoneiro