BAND NEWS – Doe Sangue, salve vidas
02 de junho, 2021
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) em parceria com a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba lançou nesta terça-feira (1º) a Campanha “Doe Sangue Pelo Esporte”. Atletas, familiares e amigos são os doadores potenciais, mas toda a comunidade pode participar. A iniciativa, além de aumentar o número de cadastros de doadores de medula óssea, busca sensibilizar e incentivar a doação de sangue. A parceria surgiu em 2003 e acontece sempre no inverno, quando, devido ao frio e às férias escolares, normalmente ocorre uma queda no número de doações.
Com a pandemia da Covid-19 a redução foi ainda mais acentuada. Esse ano o lançamento e a divulgação da campanha serão por meio das mídias sociais. Para os atletas atendidos pelo programa de Incentivo ao Esporte da prefeitura, a doação é considerada uma das contrapartidas sociais previstas no programa. Até o dia 31 de julho, quem fizer o cadastro como doador de sangue e de medula óssea no Hemepar concorrerá a camisas dos times paranaenses autografadas pelos jogadores.
Por ser ano olímpico outras modalidades também estão participando da campanha. Caso o doador queira, poderá escolher brindes de esportes como futebol americano, judô ou beach tennis, por exemplo. A necessidade de coleta para atender a demanda em Curitiba e Região Metropolitana é de cerca de 180 bolsas por dia. Com a pandemia da Covid-19, o número de coletas está em torno de 100 bolsas ao dia.
A diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza reforça que a necessidade do centro é diária.
Hoje há no Paraná 850 pacientes aguardando um doador de medula compatível. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano.
Fonte: Band News