ANTT realiza primeira etapa do workshop de Fiscalização do Novo Marco Regulatório do TRIIP

ANTT realiza primeira etapa do workshop de Fiscalização do Novo Marco Regulatório do TRIIP

26 de agosto, 2024

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu início, no último dia 23, à primeira etapa do Workshop da Fiscalização do Novo Marco Regulatório do TRIIP, reunindo representantes do setor de transportes rodoviários de cargas e passageiros para discutir e padronizar os procedimentos de fiscalização, conforme a legislação vigente. O evento contou com a participação de empresas e autoridades e abordou temas cruciais para a conformidade do setor.

Segundo o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, a Agência está debruçada a alguns meses sobre os procedimentos do novo Marco Regulatório e uma das principais premissas é a elevação constante do nível prestação dos serviços ao usuário. “Ao longo dos três eventos que serão realizados para os fiscais, os procedimentos ficarão mais claros, assim como a rotina dentro dos novos dispositivos para que tenhamos comportamentos padronizados em todo território nacional, as empresas tenham a consciência do que podem e do que não podem fazer e o usuário a garantia de uma boa prestação de serviço”, declarou.

O Workshop, conduzido pelo superintendente de Fiscalização de Serviços de Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros (Sufis/ANTT), Felipe Ricardo Freitas, destacou a importância de capacitar as empresas em relação às boas práticas e à metodologia de Fiscalização de 3 Níveis, um dos pilares do novo Marco Regulatório. "A ideia de realizar esses três encontros é debater e coletar aquilo que o mercado sente para que tenhamos uma prestação de serviço adequada e que atenda muito bem os usuários, que é a finalidade principal," ponderou Freitas durante o evento.

Nesta primeira etapa, foram discutidos aspectos gerais do planejamento de fiscalização, incluindo as Resoluções ANTT nº 233/03, que trata das penalidades aplicáveis, e a Resolução 5.083/16, referente ao processo administrativo para apuração de infrações e penalidades. Também foi abordado o novo Marco Regulatório, detalhado na Resolução 6.033/23, com foco nos artigos 1° ao 101.

A segunda etapa do evento está programada para o dia 9 de setembro, e a terceira, para 2 de outubro, quando outros aspectos importantes da nova legislação serão aprofundados.

Fonte e Foto: ANTT

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Nov/2024
Top