Tecnologia a favor do setor de transportes

Tecnologia a favor do setor de transportes

18 de março, 2024

Enquanto o mundo acompanha as novidades que a tecnologia e a inteligência artificial criam, o setor de transportes aproveita as oportunidades para garantir eficiência em suas operações. São vários os benefícios gerados pela inovação e as empresas que investem na área comemoram os bons resultados.
A lista de tecnologias disponíveis no mercado é vasta, com opções para monitoramento da frota, acompanhamento do desempenho dos veículos e dos motoristas, redução da emissão de poluentes, entre outros.

A tecnologia 5G, em especial, amplia a conectividade das empresas de transporte ao permitir maior e melhor processamento de imagens e acesso ágil às informações sobre o comportamento dos motoristas embarcados.

Tudo isso de uma maneira rápida e descomplicada, viabilizada por acessórios modernos e fios, que resulta em um despacho logístico eficiente.

Outro ponto de destaque é a expectativa de que em breve a inteligência artificial (IA), que já é uma realidade global, participe ainda mais ativamente dos processos no setor de transportes ainda em 2024.

Uma das principais contribuições é o aprimoramento da redução e compensação das emissões de carbono. Trata-se, além de uma vantagem competitiva, de um compromisso ambiental responsável.

Na Transportadora Sulista, a atenção à tecnologia é regra. A gestão focada em dados permite que as decisões tomadas sejam mais ágeis e assertivas.

Desta maneira, a empresa começou o processo de renovação da frota no final de 2022 e hoje conta com 44 caminhões novos. Além disso, ainda no primeiro semestre mais cinco veículos Euro 6 serão incorporados à frota, trabalhando ainda mais a sustentabilidade.

Entre os novos veículos, seis são movidos a GNV. Além disso, outros 22 caminhões contam com sistema Euro 6, que significa muita tecnologia embarcada. “Começamos com esse processo buscando, além de reduzir o custo de manutenção dos veículos, partir para veículos mais sustentáveis, com menor emissão de poluentes”, conta o gerente operacional da empresa, Anderson Luis das Virgens.

Os resultados foram rapidamente percebidos na Sulista. Os veículos com sistema Euro 6 geraram aumento na eficiência de consumo de combustíveis e, consequentemente, reduzindo a emissão de poluentes.

Além disso, os custos de manutenção foram reduzidos e a empresa identificou outra importante melhoria. “Percebemos também a satisfação dos motoristas ao trabalharem em um caminhão novo. A renovação da frota não é apenas uma melhora na imagem corporativa”, comenta. “É um investimento que vale muito a pena e estamos colhendo ótimos resultados”.

Fonte: Informativo Fetranspar Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

Top