DESPOLUIR - Qualidade do ar em primeiro lugar

DESPOLUIR - Qualidade do ar em primeiro lugar

11 de junho, 2021

Um dos vilões que o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir combate diariamente é o Material Particulado (MP), pois trata-se de um poluente atmosférico inalável, que consiste em uma mistura de partículas sólidas e líquidas (sulfato, nitratos, amônia, cloreto de sódio, carbono negro, pó mineral e água), que ficam suspensas no ar e que podem ser consideradas como um forte indicador de riscos à saúde humana.

Essas partículas são suficientemente pequenas para penetrar na região torácica do sistema respiratório humano e atingir as passagens do pulmão, além de conseguirem adentrar na corrente sanguínea. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando inalado em longos períodos de exposição, o MP pode causar comorbidade respiratória e cardiovascular, como agravamento da asma e aumento das admissões hospitalares; mortalidade por doenças cardiovasculares e respiratórias e por câncer de pulmão nos grupos suscetíveis a doenças pulmonares ou cardíacas preexististes, bem como em idosos e crianças.

Para combater o MP e para promover melhoria contínua dos padrões da qualidade do ar, o Despoluir mantém ativamente as várias linhas de ações. No Paraná, por exemplo, o destaque é a Avaliação Veicular Ambiental, onde os técnicos ambientais, com suas unidades móveis, equipadas com os materiais necessários, vão até os transportadores para aferirem os caminhões movidos a diesel.

“Além da aferição, durante a visita os técnicos do Programa também orientam sobre outros temas ambientais, como a condução econômica, a manutenção preventiva, a eficiência energética, a qualidade do combustível, a gestão hídrica e de resíduos. Estando tudo de acordo com os veículos aferidos, dentro dos padrões de emissão estabelecidos pelas normas vigentes, eles recebem o Selo Despoluir”, comenta o coordenador do Despoluir Paraná, Adriano Jacomel.

Essa linha de ação se estende a todo o país, desde julho de 2007, quando o programa foi implantado pela CNT/SEST SENAT. O elevado índice médio de aprovação dos veículos aferidos nesse período, é de 85,9%, o que sinaliza que o transportador do modal rodoviário tem buscado a sua regulamentação. “Além disso, a revisita dos técnicos do Despoluir aos transportadores e o constante incentivo à manutenção preventiva e às boas práticas sustentáveis são essenciais para promover a eficiência energética no transporte, reduzir as emissões veiculares atmosféricas, economizar diesel e, sobretudo promover a qualidade do ar”, destaca a Gerente Executiva Ambiental do Programa Despoluir Nacional, Erica Marcos.

Com iniciativas como essa, o programa mantém os transportadores atualizados acerca de oportunidades para o setor. “Além de ser uma forma de auxiliá-los na adaptação a mudanças tecnológicas que trazem ganhos à qualidade de vida do trabalhador de transporte bem como a qualidade ambiental”, avalia Jacomel.

 

Comente pelo Facebook

Top